Receba informações sobre o Torneio Intercolegial de Games de Maricá assinando nossa Newsletter. Postamos todas as informações oficiais na página do Facebook.
 Inscreva-se:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

CONTATO >

T: 21 3995-3090

E: contato@codemar-sa.com.br

E: tigames.marica@gmail.com

TI'GAMES - TORNEIO INTERCOLEGIAL DE GAMES DE MARICÁ

Prepare sua Escola para receber um torneio esportivo do século 21

O Torneio - o que é e quais são os seus objetivos

Entre junho e setembro de 2019, todos os estudantes entre 11 e 18 anos de idade (entre a classe 5 e a última série  do Ensino Médio) de Maricá, estão convidados a participar do Torneio Intercolegial de Games, cujo objetivo é envolver todos os jovens regularmente matriculados da cidade, tanto das Escolas públicas - Municipais e Estaduais - quanto das Escolas privadas.

 

O Torneio é realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá, a CODEMAR, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Seu objetivo é atender a todos os estudantes da Cidade, como forma de incentivar o surgimento de um "Cluster de Games", ou um grupo de afinidades em torno da cadeia produtiva na área dos Jogos Eletrônicos.

A Participação deve ser da Escola, e é em seu nome que os alunos disputarão o Torneio.

 

Para participar, basta concordar com o Regulamento do Torneio e inscrever a Escola na Organização do Torneio. A inscrição pode ser feita por e-mail, no pé desta página, apenas declinando o nome da Escola, o nome da pessoa responsável, e os dados para contato. A Escola será imediatamente contatada para receber mais detalhes sobre as atividades previstas e informar as datas de sua escolha (dois períodos) para a realização dessas atividades.

 

Posteriormente a Escola deverá preencher e entregar o seu Termo de Adesão. É importante frisar que a participação é inteiramente gratuita: não há qualquer ônus para a escola, para seus alunos ou para a sua comunidade escolar.

Primeira fase - Preparando os e-Atletas

Nos três primeiros meses o Torneio acontece entre os muros de cada Escola. Esse período é essencial não só para a formação dos Times que irão representar a Escola na competição final, mas também para envolvimento de toda a Comunidade Escolar nesse universo do conhecimento - o potencial dos Games como ferramentas de desenvolvimento tecnológico.

Nessa fase será realizada a etapa intraescolar do Torneio, que consiste principalmente das seguintes atividades:

  1. apresentação dos pressupostos e das regras do Torneio para a Direção e o Corpo Docente da Escola, para os alunos e para seus responsáveis ou familiares;

  2. realização de Palestras e Oficinas dentro da Escola, para alunos interessados no universo dos Games, abordando questões práticas como engenharia reversa dos Jogos, técnicas de construção de Jogos de Tabuleiro, e horizontes profissionais dessa indústria; 

  3. disputa de Videogames entre os alunos interessados, para montagem de um time de cinco (05) representantes da Escola para a Fase Interescolar.​

Clique aqui para ler ou imprimir um quadro em pdf com o detalhamento dessa programação.

As duas primeiras atividades envolvem apenas Palestrantes e Oficineiros, e são realizadas simultaneamente, em dois ou três ambientes diferentes (salas), dependendo da clientela, num período de quatro horas - um turno escolar.

A terceira atividade, que consiste na disputa entre alunos para seleção do Time da Escola, é realizada com o suporte de equipamentos e videogames, envolvendo sonorização amplificada, montagem de displays para televisores e uma equipe de monitores. Ela precisa ser executada em outro momento, possivelmente um outro dia, também em um único turno, ou seja, no período de quatro horas.

 

A produção do Torneio leva todos os recursos materiais e humanos necessários para a realização dessa etapa, mas cada Escola deverá eleger um Professor Encarregado, ou Treinador (Coach) para sua equipe.

O propósito do Torneio é deflagrar uma mudança de comportamento com relação aos Jogos Eletrônicos dentro das escolas. Para atingir esse objetivo, ele não pode se limitar aos dois eventos descritos acima. A proposta é manter os alunos aquecidos e em desenvolvimento para a próxima fase, quando a cidade vivenciará uma competição mais intensa.

Por isso estão programados outros eventos ainda nessa etapa: torneios entre pais, entre professores e de uns contra outros; a realização de desafios entre escolas. Esses eventos são induzidos, mas devem ser realizados por iniciativa de cada escola, e contarão pontos para o Time, aumentando suas chances de vencer a etapa final.

Essa fase será encerrada em uma cerimônia no final de setembro, em data a ser divulgada, com a titulação dos atletas (cinco alunos e um professor de cada escola) e a entrega dos uniformes (camisetas) de cada Time.

Segunda Fase - A busca pelos Campeões de Maricá

Na cerimônia de encerramento da Primeira Fase serão conhecidos todos os Times / Escolas participantes do Torneio. No mesmo evento será apresentado o Calendário de Jogos, com 20 (vinte) etapas (certames) de disputa entre as escolas, objetivando a seleção dos 16 (dezesseis) times finalistas.

Essa fase será disputada nos meses de outubro e novembro, parte delas em escolas, parte em ginásios preparados para receber o Torneio. Em função do calendário escolar, a participação dos Times não é obrigatória, mas conta pontos para a classificação final. 

No mês de outubro o Torneio promoverá um evento envolvendo todas as escolas em uma competição entre pais e mestres. O evento contará com a presença de YouTubers e profissionais da Indústria de Jogos Eletrônicos, e a participação das equipes (Times) também contará pontos para a classificação.

As Semifinais e Finais do Torneio acontecerão em dezembro, em dias diferentes do final de semana. Dezesseis times jogarão em modo contínuo, em sistema melhor de cinco, e os empates serão disputados em mata-mata. As quatro equipes com melhor pontuação  avançarão para a Final, no dia subsequente, quando disputarão o primeiro e segundo lugares pelo mesmo sistema da véspera - melhores de cinco e, se houver empate, em mata-mata.

 

A premiação será realizada no mesmo dia e local da disputa, com a presença de autoridades, imprensa e convidados do Torneio.